Gestalt

A palavra Gestalt, substantivo comum alemão, usada para configuração ou forma tem sido aplicada (...) a um conjunto de princípios científicos extraídos principalmente de experimentos de percepção sensorial. (...) Desde suas origens a psicologia da Gestalt teve afinidade com a arte.
Rudolf Arnheim em Arte e Perceção Visual


Fonte: Psicologia Profunda - Paulo Rogério da Motta

A teoria da Gestalt foi uma das matérias abordadas nas aulas de Design e Comunicação Visual.
O conceito surgiu na Alemanha em meados do sec. XX e significa "configuração" ou "forma total". Esta teoria defende que, para se conseguir entender as várias partes, é necessário primeiro entender um todo. Isto indica-nos que a nossa perceção das coisas foca-se no todo e não em elementos isolados. Os fatores da Gestalt estão frequentemente associados a ilusões de ótica.

Fonte: Professora Cristina

Vamos então explorar as características da Gestalt!

Semelhança

Fonte: Creative Beacon/ UserTesting Blog

Todos os objetos semelhantes têm a tendência a agrupar-se! Elementos que partilhem a mesma forma, tamanho e/ou cor, são facilmente interpretados como um grupo.
Atenção: O mau uso da semelhança pode dificultar a perceção visual.

Fechamento

Fonte: Eduard Volianskyi/UserTesting Blog

Os elementos agrupados parecem completar-se, mas tal não é verdade. Os elementos estão isolados, o nosso cérebro é que os interpreta como um todo, fazendo o dito "fechamento" dos elementos numa só imagem.

Proximidade

Fonte: Santa Monica Legitimate Wear/Immaginare Design

Na proximidade, os elementos são agrupados em grupos pela distância que têm uns dos outros. Os elementos aproximados são interpretados como um grupo e, não raras vezes, numa imagem.

Continuidade

Fonte: Smashing Magazine/UserTesting Blog

Quando vários elementos são organizados e criam uma linha (curva ou reta), estamos perante o efeito de continuidade. Por exemplo, na imagem acima podemos facilmente imagina 2 linhas distintas.

Pregnância

Fonte: Immaginare Design

A pregnância também é conhecida como a lei da simplicidade. Define que os elemento presentes numa composição são interpretados da forma mais simples possível. No exemplo apresentado, não vemos vários círculos ligados por linhas, mas sim a palavra "Logo".

Unidade

Fonte: Desing Culture

A unidade, ou lei da unificação, define que o nosso cérebro tende a fazer ligações para competar os espaços vazios. Em vez de elementos separados (retangulos), vêmos a letra E na imagem acima.
Gestalt Gestalt Reviewed by Lawliet Shinzo on fevereiro 27, 2018 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.